Sustentabilidade

O envolvimento do população local durante a execução do projecto e após a criação do novo serviço eléctrico, consiste como objectivo principal para garantir a sustentabilidade do projecto.

Uma vez construídas a central fotovoltaica, esta estará apetrechada de modelo de gestão e manutenção previamente definida, com base em experiências de serviços autónomos existentes em meios rurais, garantindo desta forma a sustentabilidade do serviço eléctrico em Monte Trigo.

O serviço será auto-sustentado, criando condições para o fornecimento de um serviço de qualidade para os utentes.

Este projecto representará um dos primeiros contributos para o aumento da taxa de penetração das energias renováveis no arquipélago, diminuindo a dependência dos combustíveis fósseis para a geração de energia eléctrica, de modo a reduzir a sua importação e melhorar a balança de pagamentos.

A nova infra-estrutura que levará energia eléctrica para Tarrafal, deverá proporcionar electricidade contínua à população e dar resposta ao potencial de desenvolvimento económico previsto para esta localidade.

Para além disso, pretende-se que com a garantia do serviço de fornecimento de energia eléctrica, as localidades de Tarrafal e Monte Trigo registarão significativos benefícios sócio-económicos minimizando os tradicionais déficits inerentes ao isolamento.