No dia 08 de Fevereiro de 2012, realizou-se uma acção de sensibilização junto dos pescadores locais a fim de lhes demonstrar o modelo de funcionamento de produção de gelo em Monte Trigo, mediante o aproveitamento dos excedentes de energia provenientes da Central Fotovoltaica. Ainda no mesmo dia, realizou-se um pequeno encontro com alguns usuários que solicitam mais disponibilidade de energia em suas casas, fruto da aquisição de novos electrométricos.
Após a apresentação de dois operadores cuidadores da central, numa fase mais avançada, estes jovens locais que vinham assistindo às sessões de sensibilização, formação e capacitação ao longo do procjeto, puderam receber uma vez mais indicações acerca das normas de conduta a ter em conta para o bom funcionamento da central fotovoltaica e que garanta uma maior longevidade daquele serviço.
Realizou-se no dia 10 de Fevereiro de 2012, uma acção sensibilização junto dos usuários antes da entrada em funcionamento do sistema implementado em Monte Trigo. Este encontro permitiu fornecer algumas instruções relativamente ao uso do Contador/Dispensador e cartão de actualização de energia, bem como, outros aspectos relaccionados com o uso racional da Energia.
Durante a montagem da Central Fotovoltaica, tem-se realizado várias formações teórico/práticas dirigida a um grupo de jovens locais, no intuito de introduzir noções sobre o sistema de geração fotovoltaica e o seu funcionamento.
Realizou-se em Monte Trigo uma pequena formação dirigida um grupo de jovens locais, no intuito de introduzir noções sobre o sistema de geração fotovoltaica e o seu funcionamento. O processo de montagem deve ser acompanhado pelos formandos, dando-lhes a oportunidade de poder complementar as noções teóricas e ainda de poder conhecer todo o esquema a ser implementado em Monte Trigo. O objectivo em formar técnicos locais para que possam cuidar do serviço assim que estiver em funcionamento.
No passado dia 26 e 27 de Novembro de 2010 decorreu nas localidades de Tarrafal e Monte Trigo, o primeiro ciclo de diferentes acções de sensibilização, onde estiveram envolvidas pequenos grupos homogéneos da comunidade e membros da equipa técnica do projecto.
Esta acção teve como objectivo geral responsabilizar, formar e informar a população das localidades de Tarrafal e Monte Trigo para uma gestão sustentável da energia eléctrica que lhes será disponibilizado no âmbito do projecto SESAM-ER.
Perante uma assistência activa por parte das mulheres, em Monte Trigo, foram abordadas questões sobre o funcionamento do sistema de produção de energia que vai ser implementado em cada uma das localidades, nomeadamente: o facto de a energia ser limitada, a necessidade de racionalizar a energia e ainda, questões relacionadas com a gestão do serviço.
Para além das preocupações relativamente ao funcionamento do serviço e da utilização da água para produção de energia eléctrica, em Tarrafal, foi destacada a necessidade da energia eléctrica para a conservação do pescado entre outros alimentos.