ANÚNCIO: MONTE TRIGO JÁ TEM 100% DE ENERGIA DE ORIGEM RENOVÁVEL E AGORA, GELO TAMBÉM
No âmbito do projecto SESAM-ER, foi requalificado a antiga instalação da Casa de Gelo em Monte Trigo e instaladas duas máquinas de gelo com capacidade para produzir 500 kg/dia...[Downlaod].
INAUGURAÇÃO DA UNIDADE DE PRODUÇÃO DE GELO DE MONTE TRIGO
A cerimónia simbólica de inauguração da unidade de produção de gelo de Monte Trigo acontecerá no dia 13 de Fevereiro e será presidida por Sua Excelência, Eng.ª Rosa Rocha, Presidente da Câmara Municipal do Porto Novo e por Sua Excelência, Sr. José Manuel Pinto Teixeira, Embaixador da União Europeia em Cabo Verde.
A unidade está equipada com duas máquinas de gelo com capacidade de produção total de 500 kg/dia, adquiridas no âmbito do Projecto SESAM-ER. Desta forma o projecto pretende contribuir para o melhoramento das condições na conservaçäo do pescado, uma das maiores fragilidades que a classe pescadora enfrenta na zona.
Segundo o modelo de gestão, a entrada em funcionamento da Central de Produção de Gelo visa potencializar o funcionamento da Central Fotovoltaica, uma vez que os excedentes de energia em determinadas horas do dia serão aproveitados e, por conseguinte aumentar a quantidade de energia produzida.
ADJUDICAÇÃO DAS OBRAS DA LINHA DE TRANSPORTE ENERGIA ELECTRICA DE TARRAFAL DE MONTE TRIGO EM SANTO ANTÃO
No quadro do projecto SESAM-ER (Serviço Energético Sustentável para as populações rurais Isolados Mediante Micro-redes com Energias Renováveis na ilha de Santo Antão) co-financiado pela União Europeia e Câmara Municipal do Porto Novo, e executado por um consórcio de empresas coordenado pela Águas de Ponta Preta, Lda., foi adjudicado mediante concurso público, as obras e instalações da Linha de Transporte de Energia Eléctrica de Tarrafal de Monte Trigo à empresa nacional ELECTRIC, Lda.
A alimentação da rede pública será feita a partir de uma derivação da rede Média Tensão (20 KV) do interior do Porto Novo, em Chã de Manuel Lopes, ponto no qual será integrada a rede eléctrica pública da ilha de Santo Antão e interligada à futura Central Única de Produção. A linha de alimentação será constituída por um troço aéreo de 17,2 km até actual central eléctrica, incluindo um posto de transformaçäo.
Actualmente, o abastecimento em energia eléctrica a esta localidade, com umapopulação total de cerca de 872 habitantes (Censo 2010), é realizada por meio de uma rede aérea Baixa Tensão, alimentada por uma micro-central de 100 kVA que funciona, em média, 7 horas por dia e consome cerca de 80 litros de gasóleo diários.
Esta nova infra-estrutura deverá proporcionar electricidade contínua à população e dar resposta ao potencial de desenvolvimento económico previsto para Tarrafal, cuja demanda eléctrica se estima em 180 MWh/ano a médio prazo, para atender as necessidades domésticas e industriais, concretamente nos domínios da pesca, agricultura e turismo.
Esta obra será executada em estreita colaboração com a ELECTRA, Câmara Municipal e em linha com Politica Nacional de Energia.
O início das obras está previsto para Janeiro e o término para o próximo mês de Junhode 2013.
DOCUMENTÁRIO CENTRAL ELÉCTRICA FOTOVOLTAICA DE MONTE TRIGO
(English version)