Notícias

DELEGAÇÃO DO GOVERNO DO GHANA VISITA A CENTRAL FOTOVOLTAICA DE MONTE TRIGO

No dia 10 de Dezembro uma Delegação do Governo do Ghana acompanhada pelo ECREE (Centro para as Energias Renováveis e Eficiência Energética) visitou a CFMT (Central Fotovoltaica de Monte Trigo).

Apesar de ser um productor de petróleo e de ter reservas de gás natural, o Governo do Ghana promove a utilização das energias renováveis, com destaque para a hidroeléctrica, da qual tem grande potencial e é exportador para Togo e Benin.

A Delegação formada por seis técnicos do Ministério da Energia e do Petróleo do Ghana, manifestou interesse pelos dados operacionais do sistema solar fotovoltaico de Monte Trigo, bem como da funcionalidade técnica e comercial do sistema eléctrico da Aldeia.

Até a data, a CFMT já tem produzido cerca de 48 MWh dos quais 46 MWh foram consumidos na rede de distribuição e no auto-consumo da Central.

Após a visita, destacaram a iniciativa da instalação das máquinas de gelo, que desde Fevereiro de 2013 já produziu cerca de 13 toneladas de gelo, provenientes dos excedentes de produção de energia eléctrica da Central Fotovoltaica, contabilizando 3,8 MWh de energia.

 

TARRAFAL DE MONTE TRIGO LIGA-SE À REDE PÚBLICA DE ELECTRICIDADE BREVEMENTE

Os 872 habitantes da aldeia agrícola e piscatória de Tarrafal de Monte Trigo, no concelho de Porto Novo - Ilha de Santo Antão, passarão a ter energia eléctrica 24 horas por dia, no âmbito do projecto SESAM-ER...[Ver mais].


AS PROFISSÕES DO FUTURO

Cabo Verde já expressou a vontade de, até 2020, ter uma taxa de penetração de energias renováveis de 100 por cento. Aspiração partilhada por outros países, na visão de um desenvolvimento sustentável que não esgote os recursos naturais do planeta. Assim, surgem e reinventam-se aquelas que são as profissões do futuro...[Ver mais].

 


URBANIZAÇÃO DE PONTA PRETA - ILUMINAÇÃO COM LÂMPADAS LED

As lâmpadas LED (light-emitting diode – diodo emissor de luz) ganham mercado como as que produzem maior poupança energética, embora a um custo inicial mais elevado. Na ilha do Sal, a empresa Águas de Ponta Preta (APP) iniciou a substituição da iluminação convencional por lâmpadas LED para, progressivamente, diminuir o consumo interno de electricidade e aumentar a eficiência energética...[Ver mais].


ELECTRICIDADE 24 H EM TARRAFAL MAIS PERTO

As obras de instalação da Linha Eléctrica de Tarrafal de Monte Trigo, em Santo Antão, já se encontram no equador. Até a data foram completados 11 dos 17,2 Km desta infra-estrutura que transportará electricidade a uma população de 872 pessoas (Censo 2010), diversos estabelecimentos turísticos e indústrias relacionadas com a agricultura e a pesca, cuja demanda está prevista em 180 MWh no ano 2014.

A linha é do tipo aérea de um só circuito e incorpora uma tecnologia inovadora em matéria de isoladores no país, que permite diminuir as operações de manutenção e aumentar a durabilidade utilizando silicone como material de base para estes dispositivos.

A linha, que está a ser executada pela empresa Cabo-verdiana ELECTRIC, tem o seu início e ponto de ligação na rede pública da Ilha, em Chã de Manuel Lopes, local a partir da qual de 205 postes, já todos levantados neste momento até Selada de Tarrafal.

Actualmente, o abastecimento de energia eléctrica na localidade é realizado por meio de uma rede aérea Baixa Tensão, alimentada por uma micro-central de 100 kVA que funciona, em média, 7 horas por dia (entre as 12:00 h e as 14:00 h e entre as 18:00 h e as 23:00 h) e consome cerca de 80 litros de gasóleo diariamente.

O sistema eléctrico, de onde a nova Linha será ligada, funciona actualmente com uma tensão de serviço de 10 kV sendo previsto, a médio prazo, a sua mudança para 20 kV. Nesse sentido, todos os materiais e equipamentos previstos no presente empreendimento estão aptos para operar a também 20 kV incluindo o transformador que é bi-tensão 10-20 kV.

A Linha Eléctrica de Tarrafal, cuja conclusão das obras está prevista para o dia 30 de Setembro do corrente ano, será integrada no sistema eléctrico da Ilha de Santo Antão, cuja unificação está sendo implementada pela ELECTRA, concessionária do transporte e distribuição de energia eléctrica, que visa aumentar a sua eficiência e cobertura, e ainda permitir uma maior penetração das energias renováveis na Ilha.

Esta infra-estrutura está inserida no projecto SESAM-ER (Serviço Energético sustentável para as povoações rurais Isolados Mediante Micro-redes com Energias Renováveis na Ilha de Santo Antão), co-financiado pela União Europeia e pela Câmara Municipal do Porto Novo, e executado por um consórcio de empresas coordenado pela Águas de Ponta Preta, Lda. A implementação completa do projecto SESAM-ER, permitirá diminuir o isolamento das comunidades de Monte Trigo e Tarrafal de Monte Trigo, melhorando as suas condições de vida com a garantia e continuidade do serviço de abastecimento de electricidade.

Ler mais >> 2  3  4  5  6  7  8  9 10 >>